Sapiranga – Uma linda e inspiradora solenidade marcou a formatura deste primeiro semestre do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), ocorrida na quinta-feira (20), no Centro de Cultura de Sapiranga.
Integraram a turma de formandos 430 estudantes da CME Ayrton Senna, CME Dr Décio Gomes Pereira, Emef Anita Lídia Wingert, Emef La Salle, Emef Maria Emília de Paula, Emef Maria Ruth Raymundo, Emef Pastor Rodolfo Saenger, Emef São Carlos, EEEF Willy Oscar Konrath, CIEP, EEEF Pedro Lenz e CSEMS – Duque. A formatura contou com a presença da cantora Luiza Barbosa, que é embaixadora do Proerd, voz da nova música tema do programa.
O comandante do 32º BPM, tenente-coronel Pedro Beron da Cunha, conta que no Rio Grande do Sul o programa é desenvolvido desde 1998 e a Brigada Militar une cada vez mais forças para auxiliar as crianças nas escolas. “O novo currículo do Proerd é baseado na teoria de aprendizado socioemocional. Essa teoria identifica as habilidades básicas e fundamentais e, principalmente, o processo de desenvolvimento do indivíduo, necessária para autoconhecimento, tomada de decisão responsável…”, disse ele.
10 encontros em aula
O Proerd é desenvolvido com alunos de quintos anos, em escolas públicas e privadas. São duas turmas formadas por ano. O currículo soma 10 encontros, que abordam os temas riscos e consequências, lidando com situações de tensão, comunicação não verbal e escuta enfática, bullying, ajudando os outros, informações sobre drogas lícitas, valores e virtudes, entre outros assuntos. “Seguiremos com toda a força para o segundo semestre”, garante o comandante.
As aulas do programa são ministradas por policiais militares, que se formam para desenvolver as atividades. O policial se torna instrutor por vontade, ele é um voluntário em prol da educação.
O QUE ELES DIZEM
“Educar as crianças para serem agentes de transformação no mundo é oportunizar espaços de reflexão e crescimento. Nas escolas, a parceria do Proerd auxilia nesta tarefa, promovendo uma discussão sobre o mundo que nos cerca, capacitando-os para desenvolverem habilidades de tomada de decisão”,
Claudia Kichler, secretária de Educação.
“O novo currículo do Proerd é baseado na teoria de aprendizado socioemocional. Essa teoria identificada as habilidades básicas e fundamentais e, principalmente, o processo de desenvolvimento do indivíduo, necessária para autoconhecimento, tomada de decisão responsável…”, tenente-coronel Pedro Beron da Cunha, cmdt 32º BPM.
“O programa é maravilhoso, a didática dele está muito boa. De forma leve e dinâmica, desenvolveram diversos assuntos, como bullying, o não às drogas…, entre outros. Os alunos já ficavam ansiosos com o dia do Proerd. Foi muito bom ter a instrutora com a gente”, Veridiana Kayser, CME Dr. Décio Gomes Pereira.
“Eu achei o programa muito bom. Gostei de todas as aulas, não tem como dizer que uma foi mais legal. Ficava ansiosa com os dias das aulas e vou sentir muita saudade. Também gostei de fazer a redação, acho que ela ficou muito boa; estou muito feliz”, Bianca dos Santos, Emef São Carlos.